“Se não estivermos dispostos a pagar um preço por nossos valores, se não estivermos dispostos a fazer alguns sacrifícios para realizá-los, então deveríamos nos perguntar se realmente acreditamos neles.” Barak Obama

quarta-feira, 29 de junho de 2016

NÚMERO DE INFARTOS AUMENTA NO INVERNO 30%

INFARTO...UM CUIDADO A MAIS NO INVERNO
O número de infartos no inverno aumenta quase 30% em relação às outras épocas do ano. Os dados são de uma pesquisa publicada pelo British Medical Journal, periódico científico inglês.
Geralmente, os dias frios despertam atenção para o aumento das doenças respiratórias. Mas, as baixas temperaturas trazem outro alerta, já que nesta época do ano é maior o risco de complicações cardiovasculares, aumentando a incidência de infartos em 30% e de AVCs em 20%.



Sinais do infarto

Alguns ataques cardíacos são tão súbitos e intensos que os sintomas são muitas vezes facilmente reconhecidos pela dor intensa, o desmaio, o aperto no coração. Outros são fulminantes, não deixando muitas vezes chances de atitude. Porém, alguns se instalam lentamente, com dor leve ou apenas desconforto que podem ir piorando gradativamente.
Frequentemente, essas pessoas demoram a perceber o que está acontecendo. Em alguns casos, há sintomas que podem ser confundidos com de outras doenças. E quanto maior o fator de risco (idade, doenças associadas, sedentarismo, tabagismo), maior a necessidade de excluir, mesmo em sintomas leves, o ataque cardíaco.
  • Dor no peito: a maioria dos casos apresenta dor no peito que dura alguns minutos ou vai e vem. Pode ser como uma pressão desconfortável, dor, aperto ou opressão;
  • Dor, desconforto ou dormência em outros locais: braços, costas, pescoço, mandíbula ou estômago;
  • Falta de ar: mesmo sem dor no peito;
  • Outros sinais: sudorese fria, náuseas, vômitos e visão turva.


Sinais de AVC

Em alguns casos, alguns destes sintomas acontecem por um curto período de tempo e desaparecem. Isto pode está relacionado a um ataque isquêmico transitório. Esses ataques são muito importantes, pois sinalizam um risco grande de AVC e devem ser considerados também
emergência médica.

  • Dormência súbita ou fraqueza da face, braço ou perna, especialmente de um dos lados do corpo;
  • Confusão súbita, fala ou compreensão difíceis;
  • Perda súbita de visão em um ou ambos os olhos;
  • Dificuldade súbita de andar, tonturas, perda de equilíbrio e coordenação;
  • Dor de cabeça súbita e intensa, sem causa aparente.

Emergência

Ao notar qualquer sintoma de infarto ou AVC, a orientação é sempre procurar atendimento médico, chamando uma ambulância de serviço de emergência médica ou dirigindo-se a uma emergência hospitalar. O Hospital Samaritano de São Paulo conta com Emergência Cardíaca e Emergência Neurológica 24 horas, com cardiologistas e neurologistas à disposição, além de toda infraestrutura e recursos tecnológicos para diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico.
FONTES DE INFORMAÇÃO:
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/06/26/casos-de-infartos-aumentam-em-30-no-inverno.htm
http://www.samaritano.org.br/incidencia-de-infarto-e-avc-aumenta-nos-dias-frios-cardiologia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário